eCONTAS - Contabilidade na Internet


Importante:

1- O acesso ao sistema e dado aos usuários que devem ser incluidos pelo contratante que define o login e a senha
2- Após os relatório utilize o botão voltar de seu nevegador para acessar o Menu.
3- Para fazer os lancamentos Vc pode usar o codigo completo da conta ou o codigo
reduzido ex: caixa = 1.1.01.01.0001 ou numero 5.
4 - Lembre-se que liberando a janela pop_up (winXP) Vc. visualiza o seu plano de contas.

 

M E N U

Sair  /  Manual

Ao terminar de usar o programa você deverá clicar em Sair. Para Ver o manual do usuário clique em  Manual. Utilize sair para mudar o usuário.

aaaaaaaaaaa

 

Incluir  / Alterar  /  Excluir Contas

Inclui novas contas ao Plano de Contas(PC), Altera as dados dadas contas já existentes, inclusive para implantação dos saldos, para excluir contas clique em Excluir.

Listar Plano de Contas

Faz a listagem de seu Plano de Contas(PC).

aaaaaaaa  
Incluir / Alterar / Excluir / Listar C C

Inclui novos Centro de Custos(CC), Altera os CC existentes e faz a listagem dos CC.

Incluir / alterar Orçamento

Formula o orçamento. Inclui  e permite alterar os valores previstos mensalmente para cada CC.

 Custo analítico  / Sintético

Relatórios de despesas, custo analítico para detalhamento e sintético para relatório totalizado por mês. 

Orçamento anual

Clique em orçamento anual para um fazer o relatório comparativo orçado x real.

aaaaaaaa  

Incluir / Excluir / Listar Lanctos

Lançamentos, inclui , altera e faz listagem dos lançamentos contábeis para conferencia.

Diário / Razão / Balanços

Relatórios legais e obrigatórios.

aaaaaaaa  
Virada Mensal / Anual

Rotinas de encerramento, mensal para virada de saldos no mês(faça antes uma copia do PC)

aaaaaaaa  
Copia PC / Volta PC

Segurança, copia seu PC para futuros reprocessamentos via volta o Plano de Contas(PC) que retorna o PC  com os saldos.

aaaaaaaa  

C C Padrão / P C Padrão

Faz listagem dos Centros de Custos(CC) e  PC padrão.

Gerar P C / Gerar C C

Gera uma estrutura de PC / CC   a partir dos padrões. Obrigatório na implantação da contabilidade.

aaaaaaaa  
 Fale Conosco  

aaaaaaaa

 
aaaaaaaa  
aaaaaaaa  

 

Primeiros Passos.

Importante

a) Lembre-se, utilize sempre a seta voltar do seu navegador, quando precisar voltar ao menu do sistema.

b) Para imprimir os relatórios, Você pode visualiza-los na Opção Arquivo>Visualizar impressão,
o que pode lhe ajudar a economizar papel. Lembre-se ainda de verificar as margens e o tamanho do papel.

c) Configuração mínima do monitor deve ser de 800 x 600.

d) No caso de usar algum bloquedor de janelas pop-up, desative-o para melhor visualizar as janelas auxiliares(Plano de Contas-PC e Centro de custos-CC), observe que tais janelas ficarão na barra de tarefas, quando estiver usando o sistema.

e) Durante o uso do sistema, você poderá a qualquer momento, utilizando o menu à esquerda, visualizar qualquer janela. Por exemplo, se você está fazendo um lançamento, pode, antes de termina-lo, dar uma olhada no balancete ou no acompanhamento orçamentário, depois e só voltar e prosseguir com o lançamento.

Gerando seu Plano de Contas(PC).

1 - Inicialmente para utilizar o Sistema x, você precisara ter o seu Plano de Contas(PC), que devera respeitar sempre a codificação : x.x.xx.xx.xxxx. O que permitira o detalhamento de cinco graus.

2- Você pode obter um exemplo do plano de contas clicando na opção Plano de Contas padrão do menu a direita.

3- Uma vez decidido seu plano de contas, você devera gerar no sistema o Seu  PC,  na opção Gerar P C(esta fase e obrigatória, pois do contrario  não terá fazer lançamentos).
Durante a geração de seu PC, você pode gerar um plano vazio, neste caso, quem digitará todas as contas será Você, ou pode gerar um PC a partir do Plano de Contas Padrão, o que facilita seu trabalho, pois neste caso só  digitará as novas contas, aproveitando a estrutura padrão, eu recomendo.

4- Após digitar e imprimir seu PC, Você deve conferi-lo em seguida gerar os Centro de Custos (CC).

Gerando os Centro de custos(CC).

1- A exemplo do PC, Você deverá gerar os Centros de Custo, necessários para o acompanhamento de sua despesas(relatórios analíticos e sintéticos de despesas), o processo e igual a geração do PC, basta clicar na opção Gerar C C, apos gerar os CC, Você imprime a relação de CC e pode fazer novas inclusões/alterações que precisar.

Fazendo seu Orçamento.

Após a inclusão dos Centros de Custos, Você poderá lançar valores orçados para cada CC, assim será possível acompanhar comparando os custos orçados VS realizados. Para fazer o seu orçamento, basta clicar na opção incluir orçamento, esta opção poderá ser repetida quantas vezes achar necessário.  Você pode ter se desejar o arquivo em formato texto do acompanhamento do orçamento, com este arquivo será possível via excel, fazer um gráfico de seu orçamento. Varios são os relatórios referentes a orçamento: sintético, com informações totalizadas mês a mês, analitico, com todos os lançamentos classificados por CC e finalmente o acompanhamento anual.

Fazendo seus lançamentos Contábeis.

Lembre-se que todo o Sistema X funciona em tempo real, isso quer dizer que imediatamente apos um lançamento contábil, o balancete já esta atualizado, assim como o mapa de despesas. Assim sendo, observe que não ha alteração de lançamentos, caso lance errado você devera excluir o lançamento utilizando a chave Documento/linha/dia/mês/ano e em seguida se for o caso fazer o lançamento correto.